As Forças Armadas da Ucrânia anunciaram nesta quarta-feira (12) o recuo de suas unidades operando em Kursktigrinho para brincar, região do sul da Rússia que invadiram de forma surpreendente em agosto passado. A medida vem em meio a uma grande operação de Moscou para retomar a região.
jogos tigreAs forças estão cercadas, anunciou também nesta quarta o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas russas, general Valeri Gerasimov. "É uma destruição sistemática", afirmou ao lado do presidente Vladimir Putin, que visitou a área pela primeira vez desde a invasão.
jogo fortune tiger
"As unidades de forças de defesa manobram para posições mais favoráveis, se necessário", disse no Facebook o comandante Oleksandr Sirskii. Ele tentou negar estar abandonando os combates, e sim querendo proteger seus soldados. "As operações vão continuar enquanto for apropriado e necessário", disse, afirmando que os combates estão se dando "rumo à fronteira" —uma outra forma de falar em retirada.
fortune tiggerAs evidências acumuladas nas últimas semanas evidenciam o problema de Kiev. As forças de Putin começaram um movimento em pinça no fim de semana após reduzir a presença ucraniana a um saliente de 400 km2, em comparação aos cerca de 1.300 km2 tomados inicialmente.
Segundo a Defesa russa, só da segunda (10) para a terça (11), mais 100 km2 foram retomados. Sites de monitoramento independentes, como o do americano Instituto para Estudos da Guerra e o referencial ucraniano Deep State, corroboram a versão.
fortunetigerImagens em redes sociais mostravam a rendição em massa de soldados ucranianos, e soldados russos com a bandeira do país na praça central de Sudja, a principal cidade tomada por Kiev em sua operação. Sirskii disse, contudo, que combates prosseguem "dentro e fora" da localidade.
Jogo do Tigrinho Oficial — Jogue o Jogo do Tigrinho com Responsabilidade na ZA9BET. Aqui você tem Suporte ao Cliente! Jogue Fortune Tiger na ZA9BET - Encontre os Melhores Caça-Níqueis e Jogos Ao Vivo. ZA9BET - Cada Jogo é Único. Retiradas Rápidas com Pix. R$10 Depósito Mínimo."No tempo mais rapidamente possível vamos derrotar o inimigo entrincheirado e ainda conduzindo ações defensivas aqui", afirmou Putin durante visita a um centro de controle perto de Kursk, a capital provincial homônima. Ele vestia uniforme camuflado, algo raro e simbólico no momento em que é pressionado por Donald Trump a aceitar um cessar-fogo com a Ucrânia.
A debacle em curso é um revés político para o governo de Volodimir Zelenski em um momento menos desfavorável politicamente para Kiev, com a aceitação da trégua de 30 dias proposta por Trump colocando Putin na berlinda —o russo até aqui vinha sendo favorecido nas negociações com os Estados Unidos.
Zelenski colocou muitas fichas na operação em Kursk, visando ter parte da região na mão na hora de sentar-se à mesa para discutir a paz. Algumas de suas melhores unidades e equipamentos foram empregados na ação, que serviu mais para humilhar Putin do que para alterar o rumo da guerra.

O ucraniano colocou em uso, por exemplo, poderosos tanques americanos Abrams, dos quais só recebeu 31 unidades dos EUA —19 já foram perdidos, inclusive um que foi capturado e exibido em vídeo nesta semana em Kursk.
O esperado desvio de recursos militares russos do leste da Ucrânia para lá não ocorreu, e até tropas da Coreia do Norte parecem ter sido empregadas como contingência. Ao contrário, Putin só fez avançar nas áreas já dominadas da Ucrânia, país que invadiu em 2022 e onde controla cerca de 20% do território.
Roleta e Blackjack Ao VivoEm comparação, o domínio de Zelenski nunca passou de 0,007% da vasta área da Rússia. Se de fato perder essa carta e Putin aceitar a trégua para discutir o formato de uma negociação de paz, o que é incerto, o ucraniano começa o jogo com uma peça importante a menos.
fortune tigerHá estimados 10 mil ucranianos ainda em Kursktigrinho para brincar, operando cercados. Apesar da retórica russa, não há certeza sobre a eficácia do cerco, no sentido de ser o que os militares chamam de "caldeirão fechado" por todos os lados.